Rio transborda, forma cabeça d'água e deixa municípios de MT em alerta após tempestade

Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes para ajudar nas buscas e socorro aos moradores.


Por Rota Araguaia em 14/01/2025 às 10:21 hs

 Rio transborda, forma cabeça d'água e deixa municípios de MT em alerta após tempestade
Reprodução

Redação

As fortes chuvas que atingem o estado de Mato Grosso desde a noite desta segunda-feira (13) causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, localizados a cerca de 360 km de Cuiabá. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram ruas e casas inundadas, revelando a força da água na região.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres mobilizaram equipes para socorrer os moradores e auxiliar nas buscas. Salto do Céu e Rio Branco, que estão separadas por apenas 10 km, enfrentam impactos semelhantes.

De acordo com o morador Evânio Baia, em Rio Branco a chuva começou por volta das 20h de segunda-feira e persistiu durante toda a noite. Ele relata o susto com a rápida invasão da água nas residências.
“É assustador ver as casas sendo invadidas pela água e não poder fazer nada. Foi tudo muito rápido. Graças a Deus, o prejuízo foi apenas material, e isso podemos reconstruir juntos,” disse Evânio.

Cabeça d’água surpreende moradores em Salto do Céu

Em Salto do Céu, uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade pegou os moradores de surpresa, intensificando a correnteza e provocando inundações. Esse fenômeno ocorre quando chuvas intensas em uma área específica do rio aumentam rapidamente o volume de água, diferindo de uma tromba d’água, que é formada por ventos que sugam água do mar ou de outros corpos d’água.

A Prefeitura de Rio Branco, que já havia anunciado na última sexta-feira (10) um reforço no Plano de Contingência para enfrentar enchentes, informou que monitora bairros em áreas de risco com apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros e outras instituições.

O fenômeno evidencia a vulnerabilidade da região a chuvas intensas e reforça a importância do monitoramento e da preparação em áreas de risco para minimizar os danos causados por desastres naturais.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !